16 de agosto de 2011

Despertar

Acordou num susto. Todo dia é assim. O despertador faz o coração bater errado, fora de ritmo logo cedo. Olhou para o lado, não está escuro. A claridade entra pela janela sem pedir licença. Vai cambaleando beber um copo d’água com remédio. O coração continua todo errado. Mas o corpo dá seu jeito, mecânico talvez, para impedir que algo saia errado. E segue no automático. Café, café, um cream cracker, mochila e rua. Quem sabe hoje vai contar os passos. Não sabe quantos são até o ponto. Mas o caminho é sempre o mesmo. De olhos fechados saberia de quais desníveis da calçada desviar. Porém, segue com eles abertos, é muito mais seguro.

E o coração ainda está errado. Não tem sorte com os ônibus. passam direto. Imagina como deve ser com os velhos. Imagina como será sua velhice. Talvez já esteja nela. Não sabe avaliar essa coisa de idade mental, emocional, física... e pra piorar, não se exercita. Dizem que quem não se exercita, debilita. Mas lê livros para evitar o alzheimer. E existem os remedinhos. Os paliativos do fim de semana, e da semana, quando é imprescindível. álcool, cigarros e cafeína. O ébrio é uma criança? Acha que sim. A anestesia cura um momento ruim. Está tentando se anestesiar sem nada. Mas crê ser um fracasso nisso. O máximo que consegue é automatizar. Porém isso não é infantil, não é feliz. Essa tentativa de ser "máquina" é falida. E como as máquinas, ela também pifa. Aí, então, alguém vem e lhe dá um chute para funcionar direito. Assim as peças ficam cada vez mais frouxas por dentro. Uma hora vai parar de funcionar?

O coração bate todo errado dentro do ônibus onde escuta Sonic Youth para alimentar a rebeldia. Vê a praia. Compara seu humor ao das ondas. O dia será como? Essas pessoas ao ar livre parecem felizes. Mas não acredita que sejam. Tudo é tentativa de felicidade. Sabe que isso é um clichê. Porém é do tipo que incomoda. Gosta de pensamentos e ideias incômodas. Assim como do humor ácido. Acha graça no mau humor. Talvez ele seja mais sincero. Ah, os bem humorados e suas atuações fracas! Acham que ao transformar o mundo numa piada, tornarão a vida menos grosseira? Ingenuidade! Ela prefere rir das coisas como são, sem as máscaras do bom humor.

Continua seu caminho diário para a tortura. E o coração ainda bate todo errado. Trabalha num emprego que não escolheu. Sabe que não poderia reclamar, afinal, é assim com a maioria, não é?! Se sente numa gaiola quando assume seu posto. Então fica com pena dos passarinhos aprisionados. Eles também não escolheram aquele lugar. Mas cantam mesmo assim. Fica pensando se cantar poderia ser um paliativo também. Então, concluí que é mais fácil ouvir música. Mas pode ser que se distraia demais, correndo o risco de acontecer toda aquela história dos chutes para funcionar. Melhor não! Emburrece na internet, nas redes sociais e faz pesquisas idiotas no google para se inteirar de um mundo do qual não sabe participar. Na hora do almoço foge das conversas fúteis. Aguarda, desrespeitando o estomago, por um almoço mais tranquilo.
 
O coração ainda bate torto. Sente melancolia porque se cansou da angústia. Então se lembra do livro Alta Fidelidade onde o protagonista acredita que toda melancolia é culpa do rock. Dá um sorriso. As músicas tocam-na quando são tristes. Acha bom sentir qualquer coisa. Se assusta quando não sente nada porque dá impressão de não viver.
 
O dia termina com a tarde. O coração descompassado. Lembra do dia perdido com coisas maquinais, e se pergunta se essa palavra existe. Curte a insatisfação e não deseja a plenitude. A vida é boba! Pensa que nunca vai conseguir o tal  status. Mas segue o fluxo mesmo assim. Não sabe se um dia se transformará numa pessoa megalomaníaca e avarenta. Não é algo impossível. A mudança, assim como a morte, é coisa certa. Esse pensamento a deixa triste.


O céu é escuro. Melhor assim pra quem tem miopia. Ela sente o corpo mais vivo a noite. Fuma e fuma e fuma. Encontra pessoas, se distrai e bebe. Chega em casa e lava a alma e o corpo no chuveiro, numa miscelânea pouco imaculada. Muita sujeira acumulada ao longo do dia. Liga o ar condicionado, gosta do frio. se enfia embaixo do edredom. Mas ainda há muita tensão para dormir. Toma o último remédio. Liga a TV para desligar os pensamentos. O coração ainda errado. E só então se dá conta que ainda não se recuperou do susto do despertador, e passa a noite rolando na cama com o medo do próximo priiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim.

8 comentários :

  1. Muito foda, parabéns, vc é muito autêntica no que escreve.
    Gustavo Bastos

    ResponderExcluir
  2. Abigaaan, que post excelente!
    Adoro você "proseando poesia". =P

    O despertador, este maldito, não passa de uma desculpa que damos para o nosso mau humor. Quando o compromisso é prazeroso, o despertador é interno. Ele toca para, só então, o da máquina soltar seu estridente toque. Quando já estamos despertos.

    Mas pq estou falando isso? Não é nenhuma novidade para a senhorita. hihihi

    Congrats pelo lindo texto!

    ResponderExcluir
  3. A idéia do "despertador interno" é ótima! rsrsrs. Muito verdade Fefs. Quando o motivo para despertar é agradável, tudo acontece de maneira natural.
    Obrigada pelos elogios! Fico feliz! =D

    ResponderExcluir
  4. Adorei, Jessica, muito bom! Parabéns!beijos

    ResponderExcluir

comentários: